sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Aquecendo os Pedais - Parte 3


Hoje fiz a simulação de carga da bicicleta. Inseri todos os itens no alforge (fabricado pela Dona Beatriz - obrigado mãe).
Considerando que pretendo levar muita coisa, percebi agora que será um grande desafio descartar algumas coisas que eu querendo levar. A bike ficou muito pesada. 
Pensando nisso vou priorizar os itens que considero de primeira necessidade para uma viagem tão longa. O jalapão está em um ponto isolado do estado. 
Grandes distâncias separam as cidades e na sua maioria em estradas de terra. Com isso, o lance está na preparação e planejamento para não ficar na mão inclusive com comida, bebida e a mecânica da bicicleta. 


Vou explicar agora como está sendo o meu planejamento para essa viagem. 

Separei os produtos em 8 kits para facilitar a organização. São eles:

1 - Kit de Higiene: papel higiênico, creme dental, escova de dentes, fio dental (que também serve para um monte de outras coisas), desodorante e escova de cabelo (aquelas bem pequenas), cortador de unhas, sabonete;

2 - Kit de Saúde:  protetor solar e repelente (comprei um que é 2 em 1), pomada para assadura, remédios para (dor de cabeça, diarréia, prisão de ventre, anti-alérgico), band-aid, gase, esparadrapo, colírio, uma seringa e luvas cirúrgicas;

3 - Kit de Salvamento: faca grande, faca pequena, ferramentas para bike, lanterna para bike, lanterna de cabeça, garfo, colher, pilhas extras, espiriteira, álcool, colchonete inflável, barraca, carregador solar, capa de chuva, capa de chuva de emergência, lona leve 3x3, 2 isqueiro;

4 - Kit de reparo: kit de reparo de pneus, kit de reparo de corrente, câmera de pneu, bomba de pneu, pincel (limpeza da corrente), óleo para corrente, linha de costura, agulha, mini tesoura;

5 - Kit de Eletrônicos: celular, câmera digital, cabos e carregadores, tripé pequeno;

6 - Kit de Comida: 2 latas de atum, caixinha de feijoada pronta, 2 macarrão instantâneo, alguns biscoitos, 2 porções pequenas de arroz para cozinhar na hora. (como pretendo dormir em cidades, vou comprando outras coisas pelo caminho como é o caso da frutas, principalmente banana), porção de sal, porção de açucar, café, barras de cereais, saches de carboidrato;

7 - Kit de Limpeza: Sabão em barra, sabão em pó, esponja de louça e palha de aço.

8 - Kit de Roupa: 3 camisetas dry-fit manga curta, 2 camisetas manga longa, 1 calça tactel, 3 bermudas de nylon, 3 pares de meia, 1 boné com proteção de pescoço, 1 chapéu, 2 pares de tenis, 1 par de chinelo, toalha de banho, lençol.

Tudo isso como se pode perceber, são em porções reduzidas e bem organizadas no alforge.
Os kits de roupa, comida, saúde e eletrônicos, vão acondicionados em sacos plásticos resistentes para evitar que se molhem, mesmo sabendo que o alforge é impermeável.

Agora vamos esperar a contagem regressiva....

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Aquecendo os Pedais - Parte 2

Pedalada prepara JRB (strava)


Hoje resolvi fazer um pedal mais forte. Percorri 44Km sentido Aparecida do Rio Negro. Foi um bom teste para saber como estão os trechos e a minha resistência para a grande subida da Serra do Carmo.
São aproximadamente 10km de subida à um desnível de 350m. Bem forte mesmo.
Neste segundo pedal descobri algumas coisas que não dá para fazer aqui no Tocantins e se tratando de pedais.
1º Pedalar no horário de pico do sol é suicídio rsrsrs. Pedalei as 11h com aquele solzinho de rachar a moleira. O desgaste é muito grande e o consumo de água também. Por isso pretendo pedalar cedo e deixar esses horários para o descanso.

2º Como não tenho muita experiência em grandes distâncias, até porque só pedalei na cidade e em terreno bom de asfalto, descobri que meu maior adversário será meu selim. Pois é, em grandes distâncias e em terrenos acidentados a bunda vai sofrer.

3º Não é uma corrida de velocidade, portanto posso pedalar num ritmo confortável. Isso quer dizer que não faz a menor diferença se eu chegar as 15h ou as 16h ou as 17h no meu destino. O tempo nesse caso é relativo ao por do sol e ponto.

4º Descobri que sou uma máquina que consome muito combustível. Aproximadamente 1h por hora rsrsrs. Sendo assim, percebi que vou ter que tomar duas atitudes, controlar mais o consumo de água e levar mais do que eu estava planejando, isso significa mais peso. 🙁

Por hora é só, aguardem o próximo post sobre a lista de itens que estou planejamento para levar nessa viagem.

Até lá….

Aquecendos os Pedais - Parte 1

Entramos na contagem regressiva para começar nossa viagem que vai acontecer dia 02/01/2017. 

Não tenho experiência alguma em fazer grande viagens de bicicleta, mas tenho alguma experiência em sobrevivência, administração de adversidades e análise de riscos. Acredito que com isso e um bom planejamento não vou ter problemas em fazer 700km pela região árida do Jalapão. 

Tenho conversado bastante com pessoas mais experientes em pedais e assistido muitos vídeos sobre cicloturismo. Minha preparação está sendo basicamente sobre esses conhecimentos adquiridos. Vamos que vamos. Nos próximos dias eu explico melhor como vai ser.